.:: Consulte R.I. ::.

11 agosto 2006

Diretório Bibliográfico de Relações Internacionais


Apresentação

Um dos grandes problemas do estudante universitário é o desconhecimento das obras e dos textos disponíveis para as pesquisas acadêmicas. Essa é uma realidade nacional. Algumas vezes, nem mesmos os professores se dão conta do universo bibliográfico disponível, seja em meio eletrônico seja em meio impresso, e acabam por conferir certa limitação aos alunos, indicando, no mais das vezes, os títulos de maior relevo editorial.

Ainda que a maioria da bibliografia permaneça desconhecida do grande público, é interessante manter um banco de dados bibliográfico por duas razões: a primeira, é tentar reverter essa situação de desconhecimento, fornecendo, quando possível, indicação do local disponível; e, a segunda, é resgatar a memória do estudo e da pesquisa em Relações Internacionais.

Metodologia

O Diretório está dividido em dois títulos:

Diretório Bibliográfico de Relações Internacionais Públicas; e

Diretório Bibliográfico de Relações Internacionais Privadas.

A opção feita está intimamente ligada a metodologia científica que defendemos para a disciplina, ou seja, a metodologia da justaposição dimensional (ou disciplinar).

Em linhas gerais, as relações internacionais contemporâneas são operadas por atores de duas naturezas: pública e privada. A metodologia clássica identifica os atores por estatais e não estatais. A identificação da natureza dos atores é importante para delimitar a forma com que sua observação e sua ação internacional serão realizadas.

A classificação dos atores em públicos e privados leva a consideração, por sua vez, a natureza das relações travadas:

Relações Internacionais Privadas (a) em Sentido Estrito (comerciais, por exemplo) e (b) em Sentido Geral (ONGs, por exemplo).

Relações Internacionais Públicas (a) Estatais (a clássica figura do Estado) e (b) Não-Estatais (normalmente pessoas jurídicas de direito público interno ou internacional, excetuando-se os Estados. Organizações Internacionais, por exemplo).

Outro ponto relevante para entender a metodologia aplicada para a elaboração deste diretório é a compreensão da prática da justaposição dimensional para a observação da fenomenologia internacional. As relações internacionais só podem ser entendidas como disciplina individualizada a partir do momento em que o objeto internacional seja focalizado pelas suas várias dimensões disciplinares, eis que se trata de uma disciplina das ciências sociais. Como tal, não pode simplesmente "pinçar" uma dimensão para a observação da fenomenologia internacional.
Qualquer análise internacional, seja de relações públicas seja de relações privadas, deve ser realizada através da justaposição das disciplinas sociais, ou seja, direito, economia, sociologia, antropologia, ciência política, etc.

Desta forma, em cada um dos bancos de dados aqui disponibilizados, serão encontradas bibliografias em todas as dimensões de observação.

Acesso e colaboração

Observada a metodologia aplicada, clique nos links abaixo para realizar sua pesquisa. Caso você queira colaborar com a indicação bibliográfica de algum título, escreva-nos, colocando no assunto “Bibliografia”.

Diretório Bibliográfico de Relações Internacionais Públicas (atualizado em 11/08/2006)

Diretório Bibliográfico de Relações Internacionais Privadas (atualizado em 11/08/2006)